Às vésperas da Semana Nacional do Trânsito, realizada em todos os educandários, apresentamos uma tese de doutorado da USP, de autoria do professor Luiz Alberto Passos Presa, que abordou 400 motoristas de Manaus. Além dos buracos, fila dupla, luz alta à noite e desembarque irregular também estão na lista, aponta reportagem de Roney Domingos, do G1SP.
Buracos: o maior motivo de raiva no trânsito
Buraco na rua é o item que mais provoca emoção raivosa em motoristas. Pelo menos é o que diz uma tese de doutorado em psicologia da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, no interior do estado. O segundo lugar no ranking de maiores provocadores de raiva ao volante ficou para ruas estranguladas ou ocupadas por outros motoristas que param em fila dupla. Em terceiro está aquela luz alta emitida pelo veículo que vem em sentido contrário.
A tese de doutorado:
"A emoção raivosa em motoristas de automóvel, caminhão, motocicleta, ônibus e táxi", aprovada em 26 de julho, é resultado de oito anos de trabalho do professor Luis Alberto Passos Presa. Ele é autor do livro "A mensuração da raiva em motoristas", sua dissertação de mestrado publicada em 2002 pela editora Vetor.
Buracos: o maior motivo de raiva no trânsito
Buraco na rua é o item que mais provoca emoção raivosa em motoristas. Pelo menos é o que diz uma tese de doutorado em psicologia da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, no interior do estado. O segundo lugar no ranking de maiores provocadores de raiva ao volante ficou para ruas estranguladas ou ocupadas por outros motoristas que param em fila dupla. Em terceiro está aquela luz alta emitida pelo veículo que vem em sentido contrário.
A tese de doutorado:
"A emoção raivosa em motoristas de automóvel, caminhão, motocicleta, ônibus e táxi", aprovada em 26 de julho, é resultado de oito anos de trabalho do professor Luis Alberto Passos Presa. Ele é autor do livro "A mensuração da raiva em motoristas", sua dissertação de mestrado publicada em 2002 pela editora Vetor.
O estudo do professor Presa
submeteu 400 condutores de Manaus a testes divididos em cinco categorias, de acordo com os veículos que conduzem. Eles responderam a um teste psicométrico com 44 itens utilizado em psicologia chamado Staxi (Inventário de Expressões de Raiva) e ao formulário Situações de Raiva no Trânsito (SRT), com 20 itens específico sobre situações de raiva no trânsito.
Neste segundo teste,
cada entrevistado respondeu um , dois, três ou quatro para cada um dos 20 itens apresentados. Ante a expressão 'quando estou dirigindo no trânsito e buzinam instantaneamente para mim quando abre o semáforo sinto....', o pesquisado respondia com uma dessas quatro expressões: 'nenhuma raiva', 'pouca raiva', 'raiva média' e 'muita raiva.'
Veja o ranking completo das situações de maior raiva no trânsito
Posição/ Situação
1) Surgem buracos grandes e inesperados que agridem meu veículo
2) Passo por motoristas que que estacionam em várias filas, chegando a fechar a fila
3) à noite, motoristas me colocam luz alta nos olhos, dificultando a visão
4) Vans que param em local inadequado para pegar ou largar passageiros
5) Vejo carros da polícia cometendo infrações no trânsito, sem urgência
6)Veículos grandes cruzam a minha frente, obrigando me a frear
7 )Percebo que há guardas escondidos, multando motoristas
8) Pedestres atravessam arriscadamente, obrigando-me a frear
9) Há trânsito lento em fila única e motoristas avançam na contramão
10) veículos lentos não saem da esquerda, obrigando-me a ir pela direita
11) Operários estão tapando buracos em horário de movimento intenso
12 Engarrafamentos e ou trânsito lento me fazem ficar atrasado
13 Motoristas andam próximos a mim com ruídos altos
14 Motoristas ficam muito próximos da traseira do meu veículo
15 ciclistas andam pela contramão, obrigando-me a desviar
16 passo diariamente por uma obra que dura meses
17 Motoristas em geral passam por mim quando abre o semáforo
18 Sou xingado por ter dado chance para pedestre ou veículo passar
19 buzinam instantaneamente para mim quando abre o semáforo
20 Motoristas andam acima da velocidade permitida para o trecho
O estudo do Prof. Presa apontou cinco resultados:
1) motoristas mais calmos na vida em geral tendem a ter menos raiva no trânsito;
2) motoristas de maior idade apresentam menores médias de raiva no trânsito;
3) homens e mulheres não apresentam diferenças em termos de raiva no trânsito;
4) graus de escolaridade não influenciam em mais ou menos raiva;
5) motoristas não infratores têm menos emoção raivosa dos que motoristas infratores.
O estudo mostra que no trânsito os pontos de vista mudam...
...conforme o tamanho de quem vê e de quem é visto.
1) Para os motoristas de caminhão, os maiores provocadores de raiva no trânsito são luz alta nos olhos e vans em qualquer lugar;
2) Para os motoristas de táxi e os donos de carros de passeio, os maiores motivos de raiva são os buracos e os outros carros fechando a rua;
3) Para os condutores de motocicleta, são os buracos e veículos que cortam a frente;
4) Para os motoristas de ônibus, são os veículos que fecham a rua e a luz alta nos olhos.
"O que dá mais raiva são os buracos no chão, para os motoristas...
de motocicleta, automóveis e taxi, porque para estes ocorre um prejuizo material. Os motoristas de caminhão não têm tanta raiva porque são as empresas que arcam com o prejuízo", diz o professor Presa. A motorista de táxi Ana Maria Bazália de Godoy, de 46 anos, dirige seu Fiat Idea em São Paulo, mas viveu experiência idêntica à exposta por Presa.
"É o que me dá maior prejuízo.
Perdi os dois pneus da frente há cerca de um mês", afirma Ana. Ela também considera motivo de raiva o fato de o motorista acelerar quando é ultrapassado e o que não respeita o sinal de seta antes da convergência.
De acordo com a pesquisa de Presa,
os condutores de veículos grandes tendem a sentir menos raiva no trânsito, uma vez que são menos vulneráveis a riscos. É o oposto do que ocorre com os motociclistas, os mais desprotegidos em qualquer capital.
Do estudo pode sair uma sugestão de novas políticas públicas.
"Os resultados sugeriram ser importante avaliar os níveis de emoção raivosa nos motoristas experientes e nos candidatos a motorista quando estes realizam a avaliação psicológica, visto que a emoção raivosa pode ser uma importante causa de infrações e acidentes de trânsito", afirma Presa.
Próximo Post: “Mapa da Amazônia dividida é mentira”. Quando em sala de aula abordo a tese da “internacionalização da Amazônia”, exemplifico o caso do mapa adulterado da Amazônia.
Acredito que o fato de buracos causarem raiva aos motoristas deve-se ao fato do sentimento de abandono que sentimos em relação aos nossos governantes, do corre corre diário e da falta de atenção com seu povo, . É o mínimo que deveriam fazer, cuidar da cidade e suas ruas, segurança, melhorar a qualidade de vida. Nossa carga tributária, uma das maiores do planeta, com uma contrapartida ridícula também soma para que o motorista tenha seu "dia de fúria".
ResponderExcluirO brasileiro é considerado um povo dos mais estressados do mundo e o trânsito é um fator de peso nesta questão. Grandes cidades como São Paulo, o motorista convive com engarrafamentos monstruosos, passando horas no trânsito.
Falta de investimento no transporte público, vias mal projetadas, mal conservadas e arcaicas que não absorvem o volume crescente de veículos e o omissão dos nossos governantes contribuem mais e mais para o caos urbano que vivemos. Um motorista que tiver seu carro danificado por um buraco, vai ter que arcar com o prejuízo sozinho, isso causa raiva, com certeza, afinal se ele não pagar quem vai pagar????
Buracos nas ruas irritam qualquer motorista. Não aprendemos nas aulas de rua a desviar de buracos, e ficamos transtornados ao encontrar centenas deles. Mas deve existir uma explicação lógica para tanto descaso. Talvez sejam os impostos que estão baratos demais, pois levar metade dos salários pode não ser mais suficiente. Temos a honra de ser o país que possui os impostos mais altos do mundo, grande e valioso título. Não pertencemos ao primeiro mundo, mais cobramos muito mais impostos do que os países que pertencem. Curioso, é que de quatro em quatro anos parece que tudo vai mudar. Melhorar e progredir, pois é a hora das promessas, dos resultados. As propostas de governo estão cada vez mais tentadoras. Abaixar impostos daqui, aumentar o salário dali, mas os problemas mesmo ninguém resolve. E acredito que seja difícil resolver, pois se cada governo que entrar, alegar que os assuntos reclamados eram de responsabilidade do governo anterior, e que ao assumir descobriu que estava saturado de dívidas, estaremos perdidos. O melhor mesmo é acostumar com os buracos, porque pelo visto...
ResponderExcluirEssa é uma das situações que dão raiva na gente além das muitas outras que vivemos no nosso cotidiano municipal. É um descaso tremendo com a cidade e conosco no que se refere à Educação, Saúde e Segurança - os setores em que nossos gestores adoram fazer economia. Buscam culpados nas administrações anteriores, mas são incapazes de fazerem o que de fato deve ser feito. É um blá blá blá político que dá muita raiva principalmente agora quando vamos cumprir com nosso "compromisso" eleitoral. Não dá somente raiva não, dá é uma vergonha danada por ainda pensar em escolher alguém. Afinal é o momento em que nos manifestamos. Somos alvos da ironia inclusive daqueles que se candidatam como a propaganda do Tiririca que diz: "Vote no Tiririca, pior que tá num fica"...brincadeira...Certamente, ou morremos de raiva ou acomodamos contornando os "buracos", rombos, estragos feitos pelas administrações onde a vítima somos todos nós.
ResponderExcluirA tese feita pelo professor Luiz Alberto Passos Presa realmente é interessante. Podemos encaixar sua tese em nossa pequena cidade. Faz poucos meses que adquiri minha carteira de habilitação para carro e pode perceber que nos horários de pico, entre as 7:00h as 8:30h e 17:00h as 19:00h, o fluxo de carros é demorado, resultando em uma grande inquietação por partes dos motoristas, eu sou exemplo vivo. O nível de estresse para com coisas pequenas é impressionante, pois são buracos, pedestres, outros carros e faróis altos que levam ao descontrole do motorista e não devia. Devido a esse descontrole é o que resulta as brigas de transito e as colisões entre veículo, que algumas vezes, resulta em óbitos ou lesões graves a integridade física como também moral de uma ou das duas partes envolvidas.
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